Conheça o parque aquático especialmente criado para crianças e adultos com deficiências

O simples ato de ir à praia ou visitar um parque pode ser uma missão complicada para famílias que lidam com o desafio da deficiência física ou mental. Sobretudo aqui, no Brasil, nem sempre é possível encontrar locais adaptados para receber esse público tão especial.

Um novo parque aquático em San Antonio, no Texas (EUA), pretende mudar esse cenário ao tornar-se o primeiro local do tipo totalmente acessível a cadeirantes. Além disso, uma série de outros detalhes foram pensados para fazer com que toda a família possa desfrutar de bons momentos. Para Gordon Hartman, criador do Morgan’s Inspiration Island (Ilha de Inspiração Morgan) e pai de uma jovem com deficiência, a idéia por trás do parque é a inclusão total. A diversão tem de ser para todos, simples assim.

VEJA TAMBÉM: Empresa transforma capas para próteses em arte e ajuda a melhorar a vida de amputados

“Crianças e adultos com alguma necessidade especial são muitas vezes deixados de fora da brincadeira. Eles não querem ficar isolados, mas, muitas vezes, as atrações não são adequadas para eles,” disse Hartamn à rede de TV CNN. “Nosso objetivo é oferecer um ambiente inclusivo, seguro, confortável e sem multidões.” As fotos desta página registram a animação dos frequentadores no dia da inauguração do local.

CONHEÇA E CURTA O TUDO DO BEM NO FACEBOOK

O parque oferece passes especiais para aqueles que têm dificuldades para esperar sua vez em uma fila, por exemplo. Além disso, há áreas privativas para a transferência de uma cadeira de rodas para outra, pulseiras à prova d’água, que auxiliam na identificação das crianças, e espaços silenciosos para quem fica incomodado em grandes concentrações de pessoas. Até mesmo a temperatura da água pode ser modificada para quem é sensível ao frio.

VEJA TAMBÉM: Professor carioca toca violão para os alunos durante tiroteio e vídeo viraliza no Facebook

O parque teve uma grande inspiração: Morgan, filha de Hartman, que lida com problemas de ordem física e cognitiva. “Ela queria experimentar as atividades e ficava de fora em algumas situações”, diz o empresário. A garota, hoje com 23 anos, merecidamente inspirou o nome do lugar.

Para criar o ambiente perfeito, Gordon trabalhou com médicos, pais, professores, cuidadores e fisioterapeutas. O resultado é realmente extraordinário. Até mesmo uma cadeira de rodas à prova d’água foi desenvolvida em parceria com a Universidade de Pittsburgh.  O modelo usa ar comprimido ao invés de baterias, roda por mais tempo e é bem mais leve (veja foto abaixo).

VEJA TAMBÉM: Mãe transforma pratos em obras de arte para fazer a filha gostar de comer

Fruto de um investimento de US$ 17 milhões, o Morgan’s Inspiration Island oferece entrada grátis para pessoas com algum tipo de deficiência. “O objetivo não é vender tickets, queremos oferecer um serviço único”, diz Hartman. “O mais importante são a cultura e as experiências que as pessoas têm no parque”, conclui o empresário.

arrow