#VivaBarcelona: fotos inéditas do mercado La Boqueria mostram o prazer de viver catalão

Ao longo de mais de duas décadas, meu ofício tem rendido um belo cardápio de agruras e felicidades. Afinal, para todo perrengue há de haver uma compensação. E não resta dúvida de que o jornalismo pode proporcionar experiências de vida inesquecíveis a seus profissionais, sobretudo quando estamos viajando a trabalho. Com certeza, não pisaria em boa parte dos lugares pelos quais passei se não fossem as coberturas, reportagens e cursos que tive a chance de fazer.

CONHEÇA E CURTA O TUDO DO BEM NO FACEBOOK

Em uma dessas oportunidades, fiz um rasante em Barcelona. Era setembro de 2014 e, por uma semana, pude afastar-me do dia a dia na redação do portal de internet que dirigia para fazer um curso de gestão executiva. Tinha literalmente 8 horas para andar pela cidade antes de fazer o check-in em um campus, localizado a mais de uma hora do centro. O negócio era correr.

Só consegui turistar no belíssimo Parc Güell e na igreja da Sagrada Família, duas obras-primas do arquiteto catalão Antoni Gaudí. Dali, parti para as Ramblas, o conjunto de avenidas com calçadões que dão cara e alma ao centro de Barcelona. Meu destino era certo: o fabuloso mercado de St. Josep, popularmente conhecido como La Boqueria.

Ontem, dia 17 de agosto de 2017, a entrada do prédio inaugurado em 1840 (acima) foi palco da mais recente carnificina promovida pelo Exército Islâmico. Até o momento em que escrevo este texto, 13 pessoas morreram depois que uma van atropelou uma multidão de turistas no local.

Depois de saber da notícia, lembrei da viagem, refleti um pouco e decidi compartilhar aqui algumas das imagens que registrei naquela tarde. Dessa forma, dou minha contribuição ao movimento #VivaBarcelona, que pretende resgatar o melhor da cidade nas redes sociais como forma de resistência aos fundamentalistas.

Ao publicar o que mais curti em minha breve experiência, espero ajudar a lembrar que Barcelona e todas as cidades afetadas pelo terrorismo são muito maiores do que seus algozes.

VEJA TAMBÉM: Maquiadora russa renova o visual da própria avó e vídeo com a transformação viraliza

As imagens desta página captam um lugar onde a vida é celebrada o tempo todo. Nas barracas da feira, há de tudo. Enquanto vegetarianos enchem suas sacolas com cogumelos maravilhosos e outros produtos sazonais, os carnívoros fazem fila para garantir seu pedaço de jamón — o célebre e maravilhoso presunto espanhol.

VEJA TAMBÉM: Treze anos depois, canadense de 84 anos acha anel perdido em uma cenoura

Enquanto isso, nos bares e restaurantes, toda sorte de fruto do mar vira obra de arte nas mãos dos chefs. La Boqueria é um verdadeiro oásis para as milhares de pessoas que visitam a cidade e, assim como eu, amam comer e experimentar novos sabores.

Fique com mais fotos e acompanhe as postagens com a hashtag #VivaBarcelona nas redes sociais.

VEJA TAMBÉM: Mãe documenta tratamento de câncer de pele para defender o uso de protetor solar

arrow