Banksy “invade” Bienal de Veneza com obra sobre o overturismo na cidade – Tudo do Bem

Banksy “invade” Bienal de Veneza com obra sobre o overturismo na cidade



Veneza é um daqueles pontos turísticos fundamentais. Quem tem a oportunidade de ir à Itália, praticamente não consegue escapar de uma visita à cidade dos canais — não importa as ruelas cheias de gente, o mau cheiro no verão ou o preço exorbitante de artigos básicos, como uma garrafa d’água. Mas o problema mais grave é que turistas do mundo inteiro pensam da mesma forma.

CONHEÇA E CURTA O TUDO DO BEM NO FACEBOOK

Assim como ocorre com Amsterdam e Paris, por exemplo, Veneza padece do chamado overturismo — adaptação do termo em inglês que define a visitação muito além da conta. E um dos sinais mais claros disso é a invasão de navios de cruzeiro nos principais canais da cidade, trazendo hordas de turistas vindos dos quatro cantos do planeta.

VEJA TAMBÉM: Lacoste troca tradicional jacaré por animais em extinção para coleção especial

Durante a Bienal de Veneza, então, a situação fica ainda mais complicada. Um dos maiores eventos de artes plásticas do planeta, ela ocorre neste ano entre os dias 11 de maio e 24 de novembro deste ano, atraindo milhares de pessoas.

Uma delas foi o artista plástico britânico Banksy, célebre por nunca mostrar o seu rosto e por criar obras provocadoras, transformando as ruas de grandes metrópoles em verdadeiras galerias de arte a céu aberto. E o ex-grafiteiro chegou causando.

VEJA TAMBÉM: Garota sobrevive após ter artéria carótida perfurada por lápis cravado no pescoço

Em um vídeo postado em suas redes sociais, o suposto artista aparece instalando uma série de quadros numa rua de Veneza. Ao serem combinadas, as telas exibem um imenso navio de cruzeiro, do mesmo tipo que circula pelos canais da cidade.

VEJA TAMBÉM: Confira o momento em que uma motorista de ônibus escolar salva aluno de atropelamento

A obra, batizada de “Venice in Oil” (“Veneza a Óleo”) logo atrai a curiosidade dos transeuntes. Mas tudo acaba rapidamente, com a chegada de policiais que obrigam o suposto Banksy a empacotar tudo e deixar o local.

VEJA TAMBÉM: Tatuou o nome do(a) ex e se arrependeu depois? Inspire-se com 11 coberturas

“Montando minha barraca na Bienal de Veneza. Apesar de se tratar do maior e mais prestigiado evento de arte do mundo, por alguma razão eu nunca fui convidado”, escreve o artista no post.

VEJA TAMBÉM: Fotógrafa lança ensaio para estimular a adoção de pets pretos

Com uma dose exata de ironia, Banksy foi capaz de provocar o establishment do mundo das artes e ainda cutucar o excesso de turismo na cidade histórica, que a cada dia sofre mais com as consequências do fenômeno. Um golaço.

Assista ao vídeo abaixo e confira a performance de Banksy:

  • arrow