A britânica Pauline Worrall, 36 anos, pôde pela primeira vez na vida dizer “eu te amo” para a sua mãe, Judith, 64, graças ao uso de um computador.
Pauline foi diagnosticada aos 2 anos de idade com a Síndrome de Rett, doença rara que afeta o desenvolvimento do cérebro e provoca uma degeneração progressiva da capacidade motora e de comunicação por fala. Desde então, usa uma cadeira de rodas e conseguia se expressar apenas por algumas poucas expressões faciais.
+Suíços criam técnica para fígado sobreviver fora do corpo
+Sozinho, pai transforma sala de casa em parque de diversões para o filho
+Parque da Nintendo vai levar visitantes para “dentro” dos jogos
Após juntar 9.000 libras (cerca de R$ 48.600), a família conseguiu comprar um computador capaz de converter os movimentos dos olhos em fala. O equipamento é parecido com o que o físico Stephen Hawking, morto em 2018, usava para se comunicar.
O aparelho usa luz infravermelho para seguir o olhar e possibilitar o controle de um cursor, que permite a escolha de palavras ou letras em uma tela. O sistema então converte a mensagem em voz.
Segundo Judith, em entrevista ao jornal Daily Mail, o equipamento tem permitido que Pauline se comunique com a família e até faça piadas usando o computador.
Veja também:
+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias
+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha
+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok
+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões
+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais
+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’
+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos
+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco
+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada