A Culture Machine, uma empresa de comunicação baseada em Mumbai, na Índia, acaba de anunciar uma nova política para as 75 mulheres que trabalham por lá. A corporação passou a oferecer um dia de folga remunerada para suas funcionárias em seu primeiro dia de menstruação.
CONHEÇA E CURTA O TUDO DO BEM NO FACEBOOK
A empresa acredita que o estresse desse dia não precisa ser potencializado pelo trabalho. Tanto crê que pretende enviar uma petição especial aos ministérios do Desenvolvimento Infantil e do Desenvolvimento dos Recursos Humanos. Ela propõe que a mesma política seja aplicada por todo o país. O documento já conta com mais de 20 mil assinaturas.
VEJA TAMBÉM: Conheça o parque aquático especialmente criado para crianças e adultos com deficiências
Para falar sobre sua iniciativa, a Culture Machine postou um vídeo com depoimentos de algumas funcionárias — as imagens desta página foram extraídas dele —, deixando claro que faz isso numa tentativa de lutar contra os tabus envolvendo a menstruação. “O primeiro dia é obviamente não muito confortável. É hora de encararmos a realidade. Isso não é uma vergonha, é parte da vida”, afirma Devleena S. Majumber, presidente de RH da empresa.
Na verdade, a empresa indiana não é a primeira a lançar esse tipo de política. Há dez anos, a multinacional Nike oferece o mesmo às suas funcionárias. Já no Japão e na Coreia do Sul, a folga por motivo de cólica menstrual é obrigatória. Na Itália, uma proposta que obrigaria as companhias a oferecerem até 3 dias de licença paga no período menstrual tem sido debatida no parlamento. Seria o primeiro país europeu a adotar tais medidas.
VEJA TAMBÉM: Vídeo: drone mostra detalhes da nova sede da Apple, o prédio mais inovador do planeta
Em sua petição, a Culture Machine afirma: “Todos sabemos que homens e mulheres são biologicamente diferentes. Entretanto, o real progresso humano só pode ocorrer quando entendermos e honrarmos essas diferenças.”
Que seja assim. Que as mulheres não tenham que dar a desculpa da dor de cabeça para faltar no trabalho por vergonha de dizer que estão menstruadas e com cólicas. Que a menstruação seja encarada como ela é: parte da natureza humana.
Veja também:
+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias
+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha
+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok
+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões
+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais
+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’
+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos
+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco
+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada