Enxadrista citada em ‘O Gambito da Rainha’ processa a Netflix - Tudo do Bem

Enxadrista citada em ‘O Gambito da Rainha’ processa a Netflix

Enxadrista citada em 'O Gambito da Rainha' processa a Netflix

Considerada uma das maiores enxadristas do mundo nos anos 1970, a georgiana Nona Gaprindashvili está processando a Netflix por conta da série ‘O Gambito da Rainha’, que conta a história fictícia de Beth Harmon, uma órfã que se torna campeã de xadrez na década de 1960, após superar os maiores jogadores soviéticos.

+ Nova lei de SP obriga condomínios a reportarem violência doméstica
+ Menina de 9 anos encontra garrafa com mensagem de 1984
+ Blue Note SP LIVE permite acompanhar shows de grandes nomes sem sair de casa; confira a programação

De acordo com uma reportagem do site The Hollywood Reporter, no episódio final da trama, o nome de Nora é citado como se ela tivesse se tornando campeã mundial sem ter vencido jogadores homens, o que não é verdade, já que em 1968 ela já havia competido contra 59 homens, incluindo 10 grandes mestres.

O processo critica ainda o fato dela ter sido retratada como russa e não georgiana, embora na época da trama a Geórgia fizesse parte da União Soviética. A defesa da enxadrista pede uma indenização de, no mínimo, US$ 5 milhões, além da remoção do trecho onde é dito que ela nunca competiu contra homens.

“Netflix tem o maior respeito pela senhora Gaprindashvili e sua ilustre carreira, mas acreditamos que essa queixa não tem mérito e vamos defender essa posição vigorosamente”, destacou a Netflix em reposta para a publicação.

  • arrow