“Festival Tô Me Guardando” celebra o Carnaval 2021 em SP com atividades online – Tudo do Bem

“Festival Tô Me Guardando” celebra o Carnaval 2021 em SP com atividades online

Festival "Tô Me Guardando" celebra o Carnaval 2021 em SP com atividades online



A Prefeitura de São Paulo  divulgou a programação completa do Festival Tô Me Guardando, iniciativa inédita que pretende apoiar as manifestações carnavalescas de São Paulo no momento em que a pandemia ainda impede a realização da maior festa de rua do mundo. O Festival ocorre entre os dias 12 e 28 de fevereiro.

+Chiquinha Gonzaga é homenageada pelo Theatro Municipal do Rio nesta sexta (12)
+Covid-19: Empresa doa 5 mil caixas térmicas para transporte de vacinas
+Descubra qual é o som de um instrumento musical feito há 18 mil anos

A programação completa, que pode ser conferida aqui, é composta por 380 atividades, entre instalações artísticas e lúdicas na cidade, apresentações online e atividades nos espaços culturais da Prefeitura e apresentações nas redes sociais dos inscritos no chamamento de manifestações carnavalescas e blocos. 

O Festival terá três frentes de programação. A agenda das manifestações carnavalescas inscritos e habilitados no edital de chamamento; uma programação de projetos especiais; e a agenda elaborada pelos centros culturais, casas de cultura e bibliotecas municipais.

A abertura do Festival, na noite de sexta-feira, dia 12, será com o tradicional Bloco Afro Ilú Obá De Min: no mesmo trajeto que o cortejo toma todos os anos, da Avenida São Luís à Praça Ramos de Azevedo, serão projetados vídeos com imagens de desfiles passados e um telão de LED, acoplado a um carro de som, percorre o trajeto – que termina no Largo do Paissandu, com a projeção do Manifesto Ilú Obá De Min – Carnaval 2021, produzido pelo núcleo audiovisual do Bloco, e que também estará disponível na internet.

Também às 20h, nas redes sociais, o Bloco Pilantragi abre as apresentações virtuais selecionadas a partir do edital de chamamento público de blocos e vivências. Os grupos puderam se inscrever pela internet, e a programação vai até o dia 28, com apresentações musicais e também bate-papos, oficinas e aulas sobre Carnaval, percussão, manifestações populares e artísticas, entre outros assuntos relacionados à data.

Projetos especiais

Além da intervenção em vídeo do Bloco Afro Ilú Obá De Min, outros projetos especiais são aguardados para os próximos dias.

No Sambódromo do Anhembi, a iniciativa Todos Pelas Vacinas – que reúne organizações ligadas à divulgação científica como a Equipe HALO / Nações Unidas (ONU), Observatório Covid-19 BR, NPV/USP, União Pró-Vacina entre outras – vai pintar #TodospelasVacinas no chão, chamando a atenção para a importância de se garantir que todos tenham acesso à imunização. A ação da pintura será realizado durante o Carnaval pelo coletivo de artistas Nós Artivistas junto com voluntários das Escolas de Samba de São Paulo e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura e SPTuris.

Para o Theatro Municipal de São Paulo, o bloco Explode Coração preparou uma instalação que vai chamar a atenção: o grupo vai passar um cordão em duas ruas da Praça Ramos de Azevedo (onde fica o Theatro) simbolizando o cordão dos blocos e trios elétricos – o espaço esse ano fica vazio, reforçando a ausência necessária dos protagonistas da festa, os foliões. O grupo também vai pintar no chão, em tinta branca, a frase “TÔ ME GUARDANDO PRA QUANDO O CARNAVAL CHEGAR”. Ainda serão instaladas faixas brancas no edifício do Municipal, do teto até o chão, com trechos da música de Chico Buarque.

Na Praça do Ciclista, a exposição digital Manhãs de Carnaval, exibida num telão de 32 metros quadrados, valoriza as memórias coletivas a partir de fotos e vídeos de desfiles carnavalescos de anos anteriores. Um QR Code direciona para a programação online do Festival como um todo.

O projeto Carnaval de Pote, da Cia Caju Azul, vai distribuir mil “potes de carnaval” em regiões vulneráveis de São Paulo, tendo como ponto de partida Heliópolis. Os potes funcionam como um convite para que as crianças e seus familiares coloquem a mão na massa e criem suas próprias fantasias e brinquedos em casa.

No domingo, dia 21 de fevereiro, Drag Queens do bloco Minhoqueens vão fazer performances curtas em janelas de apartamentos diferentes na região central de São Paulo (Santa Cecília, República, Barra Funda), ao longo do Minhocão. As intervenções serão registradas em vídeo e, posteriormente, o material editado será publicado nas redes do Minhoqueens e nos canais da Secretaria de Cultura.

O projeto Sorriso na Máscara retorna durante o Carnaval para reforçar a importância dos cuidados na prevenção da covid-19. A ação envolve 40 artistas em mais de 29 comunidades e pretende conscientizar a população de forma lúdica sobre a importância do uso de máscara no dia-a-dia. Clique aqui para conhecer a programação completa dos projetos especiais para o Festival Tô Me Guardando.

Programação dos espaços

Os espaços culturais – Centros Culturais, Casas de Cultura e Bibliotecas – também elaboraram uma programação especial de Carnaval para o Festival Tô Me Guardando, em contato contínuo com a sociedade.

São eventos virtuais, como rodas de conversa, contação de histórias, apresentações de blocos, rodas de samba, setlists de DJs identificados com o Carnaval de Rua de São Paulo, aulas, saraus, montagens cênicas, e também intervenções visuais, instalações e exposições.

Clique aqui para conhecer a programação completa das Casas de Cultura. Clique aqui para saber o que vai rolar nos Centros Culturais e Teatros. Clique aqui para ver a agenda das Bibliotecas Municipais.

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada



  • arrow