Mosaico romano de 2.000 anos foi usado como mesa de café nas últimas cinco décadas; entenda - Tudo do Bem

Mosaico romano de 2.000 anos foi usado como mesa de café nas últimas cinco décadas; entenda

Mosaico romano de 2.000 anos foi usado como mesa de café por 50 anos; entenda

Um mosaico com 2.000 anos passou os últimos 50 anos decorando uma mesa de café em um apartamento de Nova York (EUA).

+ Dez produtos que se destacam pelo design inteligente
+ Cinco maneiras incomuns para lidar com problemas comuns
+ Conheça a vending machine criada para quem quer fazer doações

A peça era parte da decoração de um dos dois barcos de luxo do imperador romano Calígula. Ancoradas no lago Nemi, na Itália, as embarcações foram parar sob as águas após o assassinato do governante, em 41 d.C.

As primeiras relíquias do barco foram recuperadas no final do século 19. Mas a recuperação total das embarcações aconteceu só na década 1930, quando o lago foi temporariamente drenado para a retiradas das peças.

Os barcos foram então reconstruídos e expostos em um museu em Nemi criado especialmente para eles. Mas que acabou destruído por um incêndio em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial.

Como o belo mosaico acabou virando parte de uma mesa ainda é um mistério. Especialistas acreditam que a peça foi retirada do museu antes do incêndio. Ou que nem chegou a ser exposta no local.

A peça foi recuperada em 2017 e devolvida para o governo italiano. A dona da mesa era a proprietária de uma galeria de arte e alegou que o marido comprou a peça na Itália nos anos 1960.

O mosaico está agora exposto no Museo delle navi Romane, junto com outras peças sobreviventes do incêndio durante a Segunda Guerra.

  • arrow