Mostra Sonhar o Mundo é tema da programação do Museu Índia Vanuíre - Tudo do Bem

Mostra Sonhar o Mundo é tema da programação do Museu Índia Vanuíre

Mostra Sonhar o Mundo é tema da programação do Museu Índia Vanuíre



O Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), traz uma programação especial entre 10 e 13 de dezembro, dentro do tema da campanha Sonhar o Mundo e que aborda temas como direito à educação, à inclusão, à terra e à saúde.

+Projeto de lei quer garantir tratamento digno a vítima de estupro durante inquérito
+MIS abre exposição virtual de Leonardo da Vinci
+Festival de Cinema Latino-Americano começa em edição online nesta quarta (9)

Nesta quinta-feira (10), o vídeo Questões Indígenas: Direito à Educação mostrará o depoimento de Tiago Oliveira, Guaraní Nhandeva, sobre a obrigatoriedade dos povos indígenas terem uma escola dentro da aldeia com educação diferenciada e intercultural, na qual são ensinados, além do português, a língua originária e a forma de reprodução cultural tradicional.

Com o intuito de abordar o Direito à Terra, a ação da sexta-feira (11) mostrará como a constituição de 1988 estabeleceu a posse dos indígenas sob as terras que são bens da união. No vídeo, Lidiane Damaceno, Cacique da Terra Indígena Vanuíre, falará e esclarecerá dúvidas sobre o tema.

Para apresentar o Posto de Saúde da Terra Indígena Vanuíre, Ademir Gomes Conechu, Kaingang, morador da aldeia e técnico em enfermagem no local há 20 anos, compartilhará, em vídeo, sua experiência sobre mais esse direito dos povos originários do país. Será no sábado (12).

No mesmo dia, Paula Saia, coordenadora do Programa Vida Iluminada- UNIMED, falará sobre o projeto “O Olhar é o Sentir pelas Mãos” realizado em parceria com o Museu Índia Vanuíre. A ação conjunta tem cunho sociocultural para promover a inclusão dos deficientes visuais na cultura e para que eles se tornem frequentadores e sintam-se pertencentes ao equipamento cultural. No vídeo, ela comentará a importância do direito à inclusão e as contribuições do museu na realização desse importante projeto.

O encerramento da campanha Sonhar o Mundo fica por conta dos vídeos Cultura Indígena Contemporânea, que mostra o preconceito que muitos indígenas sofrem por incorporar hábitos e tecnologias não indígenas ao dia a dia. A Kaingang Susilene revelará no depoimento as transformações da cultura e o desafio de ser índio nos dias atuais e com todos os seus direitos respeitados.

Para conferir a programação na integra, basta acessar o site www.museuindiavanuire.org.br ou participar pelas redes sociais @museuindiavanuire.

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada



  • arrow