Música que será tocada ao longo de 639 anos muda pela primeira vez de acorde em sete anos - Tudo do Bem

Música que será tocada ao longo de 639 anos muda pela primeira vez de acorde em sete anos

Música que será tocada ao longo de 639 anos muda pela primeira vez de acorde em sete anos

O compositor americano John Cage, morto em 1992, criou quatro anos antes da sua morte uma obra que recebeu o sugestivo nome de “Organ 2/ASLSP”, sigla que em inglês significa “O mais devagar possível”, embora Cage nunca tenha especificado a velocidade que ela deveria ser executada.

+Empresa cria maior estufa de laje do mundo
+Tecnologia permite criar teclado sem fio com folhas de papel
+CCXP vai iniciar venda de ingressos para a edição online

Alguns anos depois, um grupo de especialistas composto por organistas, pesquisadores da música e até teólogos e filósofos, decidiu aceitar o desafio e estipulou que a obra deveria ser executada ao longo de incríveis 639 anos. Para isso, foi construído em uma igreja de Halberstadt (Alemanha), um órgão especial automatizado com o objetivo de seguir a execução da música ao longo de mais de seis décadas.

A data foi escolhida por se tratar do tempo passado entre a invenção do primeiro órgão, que foi construído justamente na cidade alemã, e o ano 2000. A obra começou a ser tocada em 2001 e desde então a obra passou por 15 mudanças de acordes, a penúltima em 2013 e a última no dia 5 de setembro.

A expectativa é que a próxima mudança de acorde em “Organ 2/ASLSP” aconteça em 2022. Mais informações podem ser consultadas no site do projeto.

  • arrow