Pessoas com síndrome de Down não conseguem acesso direto a empregos públicos - Tudo do Bem

Pessoas com síndrome de Down não conseguem acesso direto a empregos públicos

Pessoas com síndrome de Down não conseguem acesso direto a empregos públicos

Nesta segunda-feira (21), é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Apesar das pessoas com Down estarem ocupando cada vez mais espaço na sociedade, o serviço público ainda não consegue incluir esses brasileiros.

+ Menina com Down é adotada por pai solo depois de ser rejeitada por 20 famílias
+ Sofía Jirau é 1ª modelo com Síndrome de Down da Victoria’s Secret
+ Óvulos artificiais são esperança para salvar espécie de rinocerontes; entenda

De acordo com uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo, citando um levantamento feito por grupos de apoio a pessoas com Down, não foram encontrados servidores públicos concursados com deficiência intelectual, incluindo Downs, em nenhum Estado.

Em geral, as pessoas com deficiência intelectual acabam acessando o serviço público de maneira temporária ou improvisada, por meio de convênios e parcerias com organizações filantrópicas ou assistenciais.

Questionado sobre o tema pela reportagem, o TST (Tribunal Superior do Trabalho) informou que vai editar ato, nos próximos dias, recomendando a todos os Tribunais Regionais do Trabalho a “adoção de ações e medidas de fiscalização de empresas terceirizadas para que, no cumprimento das cotas de contratação de pessoas com deficiência, incluam pessoas com síndrome de Down”.

  • arrow