Primeiro piloto a quebrar a barreira do som, Chuck Yeager morre aos 97 anos - Tudo do Bem

Primeiro piloto a quebrar a barreira do som, Chuck Yeager morre aos 97 anos

Primeiro piloto a quebrar a barreira do som, Chuck Yeager morre aos 97 anos

Conhecido como o primeiro piloto a quebrar a barreira do som, em 1947, o americano Chuck Yeager morreu na última segunda-feira (7), aos 97 anos.

+MedioTec e Jovem Técnico abrem inscrições para alunos da rede pública
+Astronauta japonês na ISS compartilha belas fotos feitas no espaço
+Virada Cultural acontece no próximo fim de semana na capital paulista

Nascido em 1923, Yeager ingressou em 1941 na então Força Aérea do Exército dos Estados Unidos, com a patente de soldado, passando por um treinamento como mecânico de aeronaves. Com a entrada do país na Segunda Guerra Mundial, Chuck foi aceito para treinamento como piloto em 1942 e foi mandado para combater na Europa no comando de um avião de caça P-51 Mustang, encerrando o conflito como um ás, com 11,5 vitórias aéreas.

Depois do fim da guerra, já com a patente de Capitão, Yeager seguiu na Força Aérea e se graduou como piloto de testes, passando a integrar o time de pilotos que faziam testes em aeronaves de alto desempenho. Foi no dia 14 de outubro de 1947, pilotando o avião Bell X-1, que Yeager atingiu a velocidade de Mach 1.05. Este foi o seu primeiro de vários recordes de altitude e velocidade.

Yeager deu baixa da Força Aérea em 1975, com a patente de brigadeiro-general. Mesmo aposentado, seguiu perseguindo recordes com aeronaves. Em 2012, aos 89 anos, Chuck voltou a quebrar a barreira do som em um caça F-15, em um voo comemorativo aos 65 anos da sua façanha.

“A morte do general Chuck Yeager é uma perda tremenda para a nossa nação. O seu espírito pioneiro e inovador fizeram avançar as habilidades da América nos céus e estabeleceram o sonho de nossa nação de avançar na era do jato e na era espacial”, comentou em seu Twitter o administrador da Nasa, Jim Bridenstine.

  • arrow