Satélites permitem ligar cada navio ao seu rastro de poluição - Tudo do Bem

Satélites permitem ligar cada navio ao seu rastro de poluição

Tecnologia permite rastrear do espaço a poluição de navios

O rastreamento da poluição do ar causada pelos enormes motores usados nos navios cargueiros e de passageiros ainda é uma tarefa difícil. Pois um grupo multinacional formado por pesquisadores dos Países Baixos, Grécia e China conseguiu comprovar que informações coletadas pelos satélites podem ser usadas para ligar cada navio ao seu rastro de poluição.

+Anvisa aprova spray nasal para tratamento da depressão
+Vídeo mostra a reação emocionante de uma bailarina com Alzheimer ao ouvir “O Lago dos Cisnes”
+Substância encontrada em cogumelos mágicos pode ajudar no combate á depressão

Até há pouco tempo, era muito difícil detectar do espaço as variações entre superfícies refletivas como nuvens, neve e gelo, muitas vezes interpretadas como uma coisa só pelos algoritmos dos satélites. No ano passado, cientistas mostraram que era possível fazer essa diferenciação a partir da comparação da altitude. Se essas “nuvens” estivessem no mesmo nível da superfície, poderiam ser consideradas como gelo ou neve.

Pois este estudo multinacional, que foi divulgado em outubro, comprovou que a mesma técnica poderia ser empregada nas imagens coletadas pelo satélite europeu Sentinel-5P afetadas pelo efeito “sunglint”, em que a luz solar provoca o espelhamento da superfície do oceano, permitindo diferenciar o brilho do mar da fumaça emitida pelos navios.

Para ligar o navio à fumaça, basta casar as fotos com os dados de rastreamento. Até então, só era possível fazer essa análise com base na análise mensal ou anual das rotas de navegação mais movimentadas, não sendo possível fazer essa vistoria individualizada.

“Acreditamos que esses novos resultados demonstram as possibilidades de monitorar as emissões de navios, permitindo que esse controle ambiental seja feito do espaço”, comentou Claus Zehner, gerente da missão Sentinel-5P na ESA, a agência espacial europeia.

  • arrow