Covid-19: Drive-thrus para idosos com mais de 90 anos estão funcionando na capital - Tudo do Bem

Covid-19: Drive-thrus para idosos com mais de 90 anos estão funcionando na capital

USP busca voluntários para testar vacina contra HIV



A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), abriu nesta segunda-feira (8) cinco postos de drive-thru para reforçar o atendimento aos maiores de 90 anos, que começaram a ser vacinados na última sexta-feira (5). A expectativa é imunizar cerca de 33 mil pessoas com mais de 90 anos na cidade de São Paulo.

+Merenda escolar pode ter papel protetor contra doenças crônicas
+Vídeo: Confira o xilofone gigante construído em uma floresta japonesa
+Covid-19: Prefeitura de SP antecipa vacinação de idosos a partir de 90 anos

O funcionamento das cinco unidades será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nos seguintes endereços:

  • Praça Charles Muller – Estádio do Pacaembu (Zona Oeste)
  • Neo Química Arena Corinthians (Zona Leste) – (Corinthians)
  • Autódromo de Interlagos (Zona Sul) – Rua Jacinto Júlio – Portão 9 KRF
  • Centro de Exposições do Anhembi (Zona Norte) – Rua Olavo Fontoura – Portão 38
  • Igreja Boas Novas, na Vila Prudente (Zona Leste) – Rua Marechal Malet, 611 – Parque da Vila Prudente

Os idosos com dificuldade ou incapacidade de locomoção, atendidos pelo PSF (Programa De Saúde da Família), serão vacinados em suas casas. Quem não for inscrito e precisar de vacinação por dificuldades de locomoção deve entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

A remessa de vacinas recebida do Programa Nacional de Imunização permitirá imunizar todo o público-alvo da fase 1 da campanha, que contempla os trabalhadores da linha de frente da Saúde, indígenas, quilombolas, além de idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência da rede pública e privada, pessoas com deficiência acima de 18 anos que estejam institucionalizados.

Imunização

Entre sexta-feira (5) e sábado (6) foram vacinados 16.360 idosos a partir de 90 anos em toda a cidade. Com isso, a capital chega a 204.947 mil pessoas imunizadas. Na próxima terça-feira (9), inicia também a vacinação dos profissionais de Saúde com idade acima de 60 anos, ou seja, todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios e outros locais.

A medida irá priorizar os profissionais da saúde que não estão na linha de frente (dentre os listados no Informe Técnico do PNI – Programa Nacional de Imunização / Ministério da Saúde), como: médicos; enfermeiros, técnicos e auxiliares; nutricionistas; fisioterapeutas; terapeutas ocupacionais; biólogos; biomédicos e técnicos de laboratório que façam coleta de RT PCR SARS CoV2 e análise de amostra de Covid-19; farmacêuticos; odontólogos; fonoaudiólogos; psicólogos; assistentes sociais; profissionais de educação física; e médicos veterinários.

Os profissionais de Saúde e auxiliares dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Centros Especializados em Reabilitação (CER) e Centros de Convivência e Cooperativa (Ceccos) também serão imunizados a partir de terça-feira. Além das 468 UBS do município, as vacinas estarão disponíveis em 3 Centros-Escolas, das 7h às 19h. Os três centros-escolas ficam nos seguintes endereços:

  • Centro-Escola Barra Funda (Av. Dr. Abrahão Ribeiro, 283)
  • Centro-Escola Geraldo de Paula Souza (Av. Dr. Arnaldo, 925)
  • Centro-Escola Samuel Barnsley Pessoa – Butantã (Av. Vital Brasil, 1.490)

No dia 15, os idosos acima de 85 anos também poderão começar a ser vacinados. “Estamos discutindo com o Governo do Estado, Butantan e Fiocruz a possibilidade de, eventualmente, terminando a vacinação dos idosos com mais de 90 anos até quarta-feira (10) antecipar o lote que chega para os idosos com mais de 85 anos que está previsto para o dia 15”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido.

A campanha de imunização contra a Covid-19 na capital é realizada de acordo com a disponibilidade das remessas de doses repassadas pela Ministério da Saúde, seguindo etapas do cronograma e públicos-alvo da Campanha de vacinação do Governo do Estado de São Paulo. Para saber qual é a UBS mais próxima de sua residência, basta acessar o site: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/.

Pré-cadastro no site “Vacina Já”

Os idosos, seus familiares, ou qualquer pessoa que integre o público previsto na campanha podem realizar o pré-cadastramento para a vacinação contra a Covid-19 no site “Vacina Já” (www.vacinaja.sp.gov.br).

A ferramenta ajuda a agilizar o atendimento e a evitar aglomerações. Não é um agendamento e o uso não é obrigatório para receber a vacina, mas contribui para melhorar a dinâmica dos serviços e a rotina do próprio cidadão. O pré-cadastro economiza 90% no tempo de atendimento para imunização, evitando aglomeração nos locais.

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada



  • arrow