Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo – Tudo do Bem

Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo

Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo



Você já se sentiu mais leve ao fazer o bem para alguém? Pois esse sentimento tem uma explicação científica. É o que aponta um estudo realizado por pesquisadores de universidades chinesas, que você pode conferir aqui.

Foi descoberto que atitudes altruístas tem um efeito analgésico sobre dores físicas e um impacto positivo na saúde mental em adultos.

-Cineasta edita filme para fazer pedido de casamento

-Serena Williams e Federer se unem para ajudar vítimas de incêndios na Austrália

-Cláudio Heinrich retorna para a TV depois de 7 anos

Em um dos testes, os pacientes sentiram mais dor na coleta de sangue para exame laboratorial do que aqueles que doaram sangue para vítimas de um terremoto, mesmo que no primeiro caso a agulha usada tenha sido menor.

Em outro, um grupo de pacientes com câncer foi submetido a uma semana de uma rotina altruística e notaram uma redução gradual na dor ao longo do período, quando comparados a pacientes em outras rotinas “não-altruístas”.

De acordo com os pesquisadores, essa função analgésica seria um traço da evolução humana. No passado, atitudes que beneficiavam o coletivo — mesmo em detrimento à segurança do indivíduo — aumentavam as chances de sobrevivência de um grupo. Neste caso, o efeito analgésico seria um incentivo biológico para um comportamento altruísta.

Join the Discussion

Your email address will not be published. Required fields are marked *

  • arrow